Carregando...

Compartilhamento, o grande segredo da internet

Compartilhar conhecimento.

Hoje em dia muito se fala sobre o compartilhamento de fake news, o que talvez um dos piores aspectos da internet. Mas o espírito fraternal de compartilhamento não pode ser esquecido. Nos anos 90, quando a internet ainda engatinhava, eu me surpreendi com essa realidade. Programadores, designers e criativos, entre tantos, compartilhando opiniões, ferramentas e soluções encontradas. Eu mesmo aprendi a programar comprando livros online e trocando mensagens em fóruns, no Brasil e no exterior. O acesso à informação atualizada tornara-se não só possível, como disponível a um clique de seu mouse.

Essa revolução na disponibilidade da informação transformou o trabalho. Muitos puderam se atualizar instantaneamente, sem a necessidade de cumprir ciclos de estudos formais e essa liberdade de formação criou profissionais com múltiplas habilidades. A proliferação de blogs e canais de áudio e vídeo consolidou essa tendência.

Uma das ferramentas que surgiram para esse novo formato de trabalho foi o Trello, onde é possível criar painéis Kanban, que são muito utilizados para controle de produção. Mas mesmo essa ferramenta pode ser transformada pelo uso.
Foi isso que fez a Mariam Hakobyan, fundadora da startup Softr.io. Ela publicou um painel no Trello com 100+ recursos para NoCode (soluções sem código).

Nessa lista você pode encontrar ferramentas e plataformas, blogs e newsletters, comunidades online, cursos e muito mais sobre soluções de desenvolvimento “sem código” (na verdade isso é um eufemismo, afinal todas as soluções foram codificadas e bem programadas).

Vou destacar algumas indicações de cada categoria, mas vale anotar em seus favoritos o painel completo – 100+ No Code Resources.

Vamos lá!


Plataformas No Code

Softr.io é uma plataforma para construção de websites e aplicativos sem necessidade de programação. Com uma interface de trabalho fácil baseada no conceito WYSIWYG (“What you see is what you get”, ou “O que você vê é o que você terá” em tradução livre). Os sites e aplicativos são criados em formato responsivo, ou seja, se adaptam à tela do aparelho utilizado (seja computador, notebook, tablet ou smartphone) a partir de blocos pré-prontos e customizáveis.

Outra característica é a possibilidade de integração com serviços externos. Mailchimp, Zapier, Integromat, Stripe, entre outras, são algumas das soluções de integração disponíveis (aguarde em breve uma newsletter sobre esse assunto).

Softr.io (instruções em inglês com tradução para português via Google)


Comunidades No Code

Troque ideias e leia sobre as experiências de outros realizadores na internet. A lista da Maryam tem dezenas de comunidades disponíveis.

Uma que me chamou a atenção foi a Nucode. Milhares de participantes discutindo o aprendizado na construção de ferramentas no-code.

Nucode (em inglês)


Comece agora!

No painel 100+ No Code Resources você também encontra diversos cursos para começar a trabalhar com as ferramentas disponíveis.

Um desses cursos que me chamou a atenção é Codeless How.
Com exemplos simples e fáceis você vai produzir sua primeira solução No Code em minutos (ou horas!!).

Codeless How (em inglês)


Décima primeira edição – 17/08/2020

Toda a semana um post/newsletter novo com mais ferramentas, sites e dicas de produtividade na internet.

Se você tem alguma sugestão, envie um e-mail para fale@toborino.com ou comente em nossa página no Twitter (https://twitter.com/toborino).

Créditos ilustração: Smash Collection

Imagens do site Craftwork – Smash Illustrations.

Conheça nossas dicas de ferramentas e aplicativos

Assine a Newsletter Toborino

A cada edição nossa Newsletter traz as últimas novidades da Toborino, dicas de ferramentas de produtividade, design e programação web e vídeo.
Experimente!

Você pode alterar suas preferências ou mesmo se descadastrar a qualquer momento.

Assine a Newsletter Toborino

A cada edição nossa Newsletter traz as últimas novidades da Toborino, dicas de ferramentas de produtividade, design e programação web e vídeo.
Experimente!

Você pode alterar suas preferências ou mesmo se descadastrar a qualquer momento.